Coworking Curitiba Centro Cívico: Lista atualizada de espaços de coworking no Centro Cívico
Procurando um Coworking no Centro Cívico?
Primeiramente, Centro Cívico com área de 0,97 km² e população de 4.767 habitantes, assim sendo, 49,40 hab/km², é um dos bairros com maior destaque em Curitiba. Além disso, localizado na região central de cidade. Desta forma, seu projeto de implantação e urbanização foi o primeiro no Brasil inspirado nos “civic centers” americanos.
Veja o Mapa Coworking Curitiba Centro Cívico
Então, logo abaixo você pode conferir os principais espaços de Coworking Curitiba Centro Cívico e onde cada um está localizado no mapa do bairro.
Walk Talk Coworking
Esquina Coworking
Ecoffice
As vantagens do coworking no Centro Cívico.
Antes de mais nada, o urbanista francês Alfred Agache, dentro de suas propostas para o novo Plano Urbano de Curitiba e para a criação do Centro
Cívico (1943). Desta forma, concebia a área como “uma praça de características especiais, de edifícios destinados aos altos órgãos da administração Estadual. Isto é, além da função de centro de comando, pudesse bem denominar-se como a “sala de visita da cidade”. Desta forma, apresentando um conjunto de arquitetura especial em harmonia com o tratamento paisagístico da ampla praça central”.
Portanto, a construção se deve muito à visão futurista do professor e então governador, Bento Munhoz da Rocha Neto. Assim sendo, que destinou uma área da cidade para ser o centro administrativo do Estado e do Município. Dessa forma, projetado pelo arquiteto David Xavier Azambuja, foi inaugurado em1953, ano em que o Paraná comemorou seu centenário de emancipação política. Assim também, o bairro tornou tema de discussões acirradas na imprensa, na classe política e entre a população, devido à tamanha repercussão do projeto.
Por isso é que era comum a visita de estudantes de engenharia de diversas universidades do Brasil interessados em conhecer de perto as obras. Bem como, havia inclusive um livro de assinaturas no terreno das obras, onde visitantes ilustres podiam deixar depoimentos, a grande parte elogios. De fato, que depois eram divulgados na imprensa e comemorados pelo governo estadual. Por fim, embora o Centro Cívico de Curitiba não concentre todas as Secretarias de Estado estaduais, conforme idealizava o Plano original. Ainda assim, a inauguração do Palácio das Araucárias em 2007 e a posterior reforma do Palácio Iguaçu revitalizaram o bairro como sede dos principais órgãos do Governo Estadual.
Transporte para seu Coworking no Centro Cívico
Além disso, o Centro Cívico é um bairro de fácil acesso seja com veículos particulares ou até mesmo utilizando o transporte público. Afinal, são
diversas linhas que abrangem a região através do RIT (Rede Integrada de Turismo). Desta forma, entre elas está o Ligeirinho Aeroporto, uma das linhas mais importante que liga a grande Curitiba ao Aeroporto Afonso Pena.
Bem como, outros ônibus que passam pelo Centro Cívico são o Cabral / CIC, Centro Cívico / Palácio Iguaçu, Centro Cívico / Boqueirão, entre outros.
Estação Tubo Centro Cívico
Então, ela é localizada na Avenida Cândico de Abreu. Assim sendo, a estação tubo do Centro Cívico é um dos principais pontos de embarque no bairro e oferece a vantagem da integração urbana. Dessa forma, os passageiros que desembarcarem para embarcarem em um novo ônibus não precisam pagar outra passagem.
Assim sendo, as principais linhas que atendem essa estação são: Inter 2 anti-horário, Aeroporto sentido Centro Cívico, Barreirinha / Guadalupe, Centro Cívico / Boqueirão. Desta forma, os edifícios do eixo central da Avenida Cândido de Abreu, incluindo a Praça 19 de Dezembro, o Colégio Estadual Tiradentes, os edifícios dos Tribunais de Justiça, de Contas e do Júri, o Palácio Iguaçu, o Museu Oscar Niemeyer e a Praça Nossa Senhora de Salette, passam a integrar a relação de bens considerados patrimônios históricos.
Da mesma forma, a Mateus Leme é uma das ruas mais representativas da cidade e está localizada no Centro Cívico. Isto é, a rua já foi um dia o Caminho do Assungui, mas recebeu um novo nome em homenagem ao paulista que em 1668 foi nomeado capitão-povoador do então povoado de Nossa Senhora da Luz. Assim sendo, Mateus Leme também foi o responsável pela elevação da cidade à categoria de vila, em 1693. Desta forma, o Palácio Iguaçu é a principal construção do centro administrativo da cidade de Curitiba, bem como o centro administrativo do estado do Paraná, também localizado no Centro Cívico.
Gastronomia e Vida Noturna no Centro Cívico
Antes de mais nada, quando se trata de gastronomia e vida noturna, o Centro Cívico pode surpreender e agradar a todos os gostos. Dessa forma, seja para curtir um barzinho com os amigos ou experimentar a culinária mexicana que faz um sucesso no Zapata.
Nossa Feira do Centro Cívico
Por fim, para quem aprecia as tradicionais feiras de frutas e verduras, pode visitar o mais novo ponto do programa Nossa Feira, da Prefeitura de
Curitiba. Pois a feira, que acontece na Praça 19 de Dezembro, tem produtos ao preço fixo de R$ 1,99 o quilo. Assim sendo, funciona todas as segundas-feiras, na esquina da praça com a Rua Paula Gomes, das 17 às 21 horas. Pois o preço da produção de frutas, verduras e hortaliças é regulado pela Secretaria Municipal do Abastecimento.