Coworking Curitiba Centro Cívico: Lista atualizada de espaços de coworking no Centro Cívico

Coworking Curitiba Centro Cívico: a lista mais completa e atualizada dos espaços de coworking no Centro Cívico.

Procurando um Coworking no Centro Cívico?

O Centro Cívico, com área de 0,97 km² e população de 4.767 habitantes, sendo 49,40 hab/km², é um dos bairros com maior destaque em Curitiba. Além de estar localizado na região central de cidade, seu projeto de implantação e urbanização foi o primeiro no Brasil inspirado nos “civic centers” americanos.

 
Coworking Curitiba Centro Civico

Veja o Mapa Coworking Curitiba Centro Cívico

Abaixo, você pode conferir os principais espaços de coworking no Centro Cívico e onde cada um está localizado no mapa do bairro.

As vantagens do coworking no Centro Cívico.

O urbanista francês Alfred Agache, dentro de suas propostas para o novo Plano Urbano de Curitiba e para a criação do Centro Cívico (1943), concebia a área como “uma praça de características especiais, de edifícios destinados aos altos órgãos da administração Estadual, que além da função de centro de comando, pudesse bem denominar-se como a “sala de visita da cidade”, apresentando um conjunto de arquitetura especial em harmonia com o tratamento paisagístico da ampla praça central”.

No entanto, a construção se deve muito à visão futurista do professor e então governador, Bento Munhoz da Rocha Neto, que destinou uma área da cidade para ser o centro administrativo do Estado e do Município.

Projetado pelo arquiteto David Xavier Azambuja, foi inaugurado em 1953, ano em que o Paraná comemorou seu centenário de emancipação política.

O bairro tornou tema de discussões acirradas na imprensa, na classe política e entre a população, devido à tamanha repercussão do projeto.

Tanto é que era comum a visita de estudantes de engenharia de diversas universidades do Brasil interessados em conhecer de perto as obras.

Havia inclusive um livro de assinaturas no terreno das obras, onde visitantes ilustres podiam deixar depoimentos, a grande parte elogios – que depois eram divulgados na imprensa e comemorados pelo governo estadual.

Embora o Centro Cívico de Curitiba não concentre todas as Secretarias de Estado estaduais, conforme idealizava o Plano original (secretarias como as de Fazenda, Saúde e Educação estão em outros bairros), a inauguração do Palácio das Araucárias em 2007 e a posterior reforma do Palácio Iguaçu revitalizaram o bairro como sede dos principais órgãos do Governo Estadual.

Transporte para seu Coworking no Centro Cívico

O Centro Cívico é um bairro de fácil acesso seja com veículos particulares ou até mesmo utilizando o transporte público, afinal, são diversas linhas que abrangem a região através do RIT (Rede Integrada de Turismo) entre elas está o Ligeirinho Aeroporto, uma das linhas mais importante que liga a grande Curitiba ao Aeroporto Afonso Pena.

Outras linhas de ônibus que passam pelo Centro Cívico são o Cabral / CIC, Centro Cívico / Palácio Iguaçu, Centro Cívico / Boqueirão, entre outros.

Estação Tubo Centro Cívico

Localizada na Avenida Cândico de Abreu, a estação tubo do Centro Cívico é um dos principais pontos de embarque no bairro e oferece a vantagem da integração urbana.

Dessa forma, os passageiros que desembarcarem para embarcarem em um novo ônibus não precisam pagar outra passagem.

As principais linhas que atendem essa estação são:  Inter 2 anti-horário, Aeroporto sentido Centro Cívico, Barreirinha / Guadalupe, Centro Cívico / Boqueirão.

Nos últimos dias de agosto de 2011, o Centro Cívico foi tombado como conjunto urbano e arquitetônico da cidade.

Desta forma, os edifícios do eixo central da Avenida Cândido de Abreu, incluindo a Praça 19 de Dezembro, o Colégio Estadual Tiradentes, os edifícios dos Tribunais de Justiça, de Contas e do Júri, o Palácio Iguaçu, o Museu Oscar Niemeyer e a Praça Nossa Senhora de Salette, passam a integrar a relação de bens considerados patrimônios históricos.

A Mateus Leme é uma das ruas mais representativas da cidade e está localizada no Centro Cívico.

A rua já foi um dia o Caminho do Assungui, mas recebeu um novo nome em homenagem ao paulista que em 1668 foi nomeado capitão-povoador do então povoado de Nossa Senhora da Luz.

Mateus Leme também foi o responsável pela elevação da cidade à categoria de vila, em 1693.

O Palácio Iguaçu é a principal construção do centro administrativo da cidade de Curitiba, bem como o centro administrativo do estado do Paraná, também localizado no Centro Cívico.

Além destes, outros pontos turísticos que merecem ser destacados são:

MON – Museu Oscar Niemeyer

O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome.

Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.

Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes.

No fim de dezembro de 2013, MON chegou à marca de 2 milhões de pessoas.

Shopping Mueller

Shopping Mueller foi Inaugurado em 1983, sua arquitetura une as características de um prédio histórico e a modernidade de um shopping center atualizado.

São mais de 200 lojas de marcas de renome nacional e internacional, um moderno complexo de cinemas Cinemark, que conta com salas de exibição em 3D, além de restaurantes, atividades culturais e estacionamento próprio.

Gastronomia e Vida Noturna no Centro Cívico

Quando se trata de gastronomia e vida noturna, o Centro Cívico pode surpreender e agradar a todos os gostos, seja para curtir um barzinho com os amigos ou experimentar a culinária mexicana que faz um sucesso no Zapata.

Confira algumas das opções para aproveitar!

Hop’n Roll Beer Club

O primeiro bar de Curitiba que serve 12 cervejas artesanais brasileiras.

A bebida é servida fresca e sem nenhum conservante, o que realça o sabor dos ingredientes naturais.

Além disso, o estabelecimento é o primeiro do país a oferecer a possibilidade do cliente fazer a própria cerveja com instruções de profissionais treinados.

Basta agendar um horário para ter à sua disposição equipamentos semiprofissionais e ingredientes.

Depois de duas semanas, necessárias para fermentação, o cliente pode buscar sua bebida personalizada e ainda criar um rótulo para ela.

Para acompanhar, os destaques do Hop’n Roll são a Pirâmide de Fritas (batatas fritas gratinadas com cheddar e catupiry), a Tábua Alemã (salsicha alemã com chucrute e pepino) e a Tábua Mista.

Também serve outras diversas porções. Informações: (41) 3408-4486.

Nossa Feira

Para quem aprecia as tradicionais feiras de frutas e verduras, pode visitar o mais novo ponto do programa Nossa Feira, da Prefeitura de Curitiba.

A feira, que acontece na Praça 19 de Dezembro, tem produtos ao preço fixo de R$ 1,99 o quilo.

Funciona todas as segundas-feiras, na esquina da praça com a Rua Paula Gomes, das 17 às 21 horas.

O preço da produção de frutas, verduras e hortaliças é regulado pela Secretaria Municipal do Abastecimento.